9 de abr. de 2011

RG-254, uma tragédia que marcou o Brasil!!

0 comentários


Com certeza um dos maiores acidentes brasileiros e com maior repercussão até hoje seja o do Varig 254, do Comandante Garcez no ano de 1989. Não estou aqui para julgar ninguém, até pq quem devem fazer isso é a justiça e não nós, apenas quero contar o que aconteceu, sem culpados. Esse era para ser só mais um vôo normal que saiu de São Paulo às 9:43 e após uma escala em Marabá deveria ir para Belém, mas nunca chegou lá. Houve uma falha na interpretação do plano de vôo, o rumo que devia ser seguido era o 027º (quase norte) mas foram para o 270º (oeste).




(mensagem do Garcez para os passageiros já no fim do vôo)



O que aconteceu? Uma falha na interpretação do plano de vôo, que fez com eles se afastassem cada vez mais do destino e acabassem caindo no meio da selva com pane seca. Após o erro de interpretação houve mais erros, desatenção e teimosia do comandante que foi alertado pela tripulação e por passageiros que estava errado, pois o sol deveria estar do lado esquerdo mas eles estava de frente, ao invés de virar 180º e voltar para Marabá ele ficou dando voltas, fazendo com que se afastasse cada vez mais, não fazer contato com outros pilotos e ainda avisar a torre diversas vezes de que já estava chegando para pouso, quando na verdade ele não sabia onde estava. Resultado desse acidente? Tivemos algumas mortes, mas muitos sobreviventes. Alguns consideram o comandante um herói, pois conseguiu, apesar de tudo, “pousar” o avião e ainda ter sobreviventes, mas na verdade ele é um ser humano que errou e não assumiu seu erro na hora em que ainda dava para ser feito algo, tirou algumas vidas, mas teve sua punição, não pode mais voar.




Como eu falei no início, eu não estou aqui para julgar ninguém, isso a justiça já fez. Após esse acidente as companhias aéreas começaram a fazer treinamentos práticos de sobrevivência na selva, pois antes era dado apenas a teoria, e nesse acidente vimos que isso fez muita falta, pois ao serem resgatados viram que o lugar onde eles estavam era só sujeira.





Bom, fica a lição para que isso não aconteça novamente. Comandante não é Deus, é só uma pessoa que pode errar como qualquer outra, mas deve ter humildade para reconhecer seus erros.


Os vídeos que estão nesse post são de uma reportagem que a Globo fez sobre o acidente.


Mais detalhes sobre esse acidente estão no livro Caixa Preta e em diversos sites de aviação.

Mais uma dica de livro!!

0 comentários
O Piloto Usava Saias - Robert J. Serling


Esse é mais um livro que eu estou lendo e recomendo. Confesso que ainda não terminei de ler por falta de tempo, mas é muito bom!!

Esse livro eu achei ele em uma loja de livros usados em Torres, paguei bem baratinho e me apaixonei pela história, talvez pq ela se pareça um pouco com a minha.


Conta o sonho de uma mulher se tornar piloto de uma grande Cia Aérea. Ela enfrenta todos os obstáculos, preconceitos da época, mas não desiste de seu sonho!!


Vale a pena!!

Dicas de Livros!!

0 comentários
Caixa Preta - O relato de três desastres aéreos brasileiros

Ivan Sant'anna


Para quem gosta de uma boa leitura eu recomendo. Nesse livro ele conta a história de três desastres aéreos brasileiros com depoimentos das vítimas e fotos.



Muito bom mesmo. E para quem pensa que ler sobre desastres aéreos é mórbido, eu digo que não é, pois infelizmente é com o erro dos outros que aprendemos. Tanto que muitas medidas de segurança que hoje conhecemos, só foram adotadas após algum acidente.


Nos próximos posts conto um pouco de cada acidente relatado nesse livro, mas o bom mesmo é ler, ver as fotos, os relatos.


"Vida e morte num duelo. O ser humano frente a frente com seus próprios limites." - Ivan Sant'anna.


Espero que gostem!! Pois eu li todo ele em uma semana, e olha que ele é grande. Comprei ele em uma livraria de um shopping de Porto Alegre e comecei a ler já na praça de alimentação. Impossível parar de ler!!

Grandes sonhos!! Grandes planos!!

0 comentários

Às vezes nos deparamos com alguns obstáculos no meio do nosso caminho. Temos nossos sonhos, nossas metas, mas às vezes, parece que nada da certo, que o mundo conspira contra, outras vezes parece que os anjos resolveram nos ajudar.


É difícil para todo mundo, ninguém nunca nos disse que seria fácil, que todas as portas estariam abertas nos esperando e que o mundo seria perfeito. Se hoje uma porta foi fechada, amanhã uma janela será aberta, basta nunca desistir dos sonhos.


Muitas vezes nós mesmos colocamos dificuldade no caminho, falta de tempo, dinheiro, paciência, alguém que apóie. É sempre bom ter alguém ao nosso lado que nos ajude e incentive, eu graças a Deus tenho essa pessoa.


Tenho um sonho muito grande de ser comandante, mas como para isso precisamos de muita $$$ decidi mudar um pouco de planos, não desisti, apenas mudei o caminho para chegar lá, e com certeza eu vou chegar.


Esse vídeo é lindo e diz muita coisa sobre nossos sonhos!!


NUNCA DEIXE DE VOAR E NEM DE SONHAR, PQ É ISSO QUE NOS FAZ VIVER E CADA DIA BUSCAR NOVOS DESAFIOS!!!




8 de abr. de 2011

TRÁFEGO AÉREO VISTO PELA NASA (Satélite) - Fantástico !!!!!

0 comentários
O tempo deste clip é de 1min 12seg e representa as 24 horas de um dia inteiro de viagens de avião, internas e entre os continentes.

Aproximadamente, cada segundo de filme representa 20 minutos reais. Cada pontinho amarelo é um voo com pelo menos 200 passageiros.

Note que os vôos dos EUA para a Europa partem principalmente à noite, e retornam de dia.

Pela imagem que o sol imprime no globo, pode-se dizer que é verão no hemisfério norte. Nos pólos norte e sul, não se observa a variação solar.



Que lindo, imagina se desse para ver isso a olho nu...ia ser lindo!!!

Grande susto, grande surpresa!!

0 comentários


CCF



Quarta-feira (06/04) fui no HACO (Hospital da Aeronaútica de Canoas) para renovar minha CCF (Certificado de Capacidade Física) de PP e fazer a minha de Comissário de Voo.



Quem vai fazer a CCF tem que levar alguns exames para o HACO, parasitológico de fezes, eletroencefalograma em vigília, laudo psicológico e para as meninas o citopatológico, além disso no próprio hospital faremos mais uma bateria de exames, raio x, oftalmo, exame de sangue e urina, dentista, cardio e outros.



Para ir fazer a CCF é bom ter tempo disponível, bastante tempo, ou melhor muito tempo disponível....pois temos que estar no HACO entre 7:00 e 8:30 e só vamos sair de lá depois das 14:00. Os exames vão até o meio-dia e o resultado só sai depois das 14:00.



Mas, como para essa que vos fala, nada é tão fácil assim eu não consegui pegar a minha na quarta mesmo, tive que voltar na quinta pois deu uma pequena alteração em um exame, só para variar um pouco.



Bom, quando eu sai de lá sabendo que não ia pegar minha CCF chorei feito uma louca, pq passa um monte de coisa na nossa cabeça, eles não te dizem o que foi direito, você só fica sabendo o que aconteceu no outro dia após repetir o exame que deu alterado. Na quinta voltei com o coração na mão, mas graças a Deus deu tudo certo e sai de lá com minhas duas CCF'S...



Agora sim posso fazer minha sobrevivência no dia 16 e 17/04 em paz.



Depois posto as fotos da sobrevivência!!

About me

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada como comissária pela Escola Aerosul. Em breve voando se Deus quiser!!
 

Mulheres na Aviação Design by Insight © 2009