9 de abr. de 2011

RG-254, uma tragédia que marcou o Brasil!!


Com certeza um dos maiores acidentes brasileiros e com maior repercussão até hoje seja o do Varig 254, do Comandante Garcez no ano de 1989. Não estou aqui para julgar ninguém, até pq quem devem fazer isso é a justiça e não nós, apenas quero contar o que aconteceu, sem culpados. Esse era para ser só mais um vôo normal que saiu de São Paulo às 9:43 e após uma escala em Marabá deveria ir para Belém, mas nunca chegou lá. Houve uma falha na interpretação do plano de vôo, o rumo que devia ser seguido era o 027º (quase norte) mas foram para o 270º (oeste).




(mensagem do Garcez para os passageiros já no fim do vôo)



O que aconteceu? Uma falha na interpretação do plano de vôo, que fez com eles se afastassem cada vez mais do destino e acabassem caindo no meio da selva com pane seca. Após o erro de interpretação houve mais erros, desatenção e teimosia do comandante que foi alertado pela tripulação e por passageiros que estava errado, pois o sol deveria estar do lado esquerdo mas eles estava de frente, ao invés de virar 180º e voltar para Marabá ele ficou dando voltas, fazendo com que se afastasse cada vez mais, não fazer contato com outros pilotos e ainda avisar a torre diversas vezes de que já estava chegando para pouso, quando na verdade ele não sabia onde estava. Resultado desse acidente? Tivemos algumas mortes, mas muitos sobreviventes. Alguns consideram o comandante um herói, pois conseguiu, apesar de tudo, “pousar” o avião e ainda ter sobreviventes, mas na verdade ele é um ser humano que errou e não assumiu seu erro na hora em que ainda dava para ser feito algo, tirou algumas vidas, mas teve sua punição, não pode mais voar.




Como eu falei no início, eu não estou aqui para julgar ninguém, isso a justiça já fez. Após esse acidente as companhias aéreas começaram a fazer treinamentos práticos de sobrevivência na selva, pois antes era dado apenas a teoria, e nesse acidente vimos que isso fez muita falta, pois ao serem resgatados viram que o lugar onde eles estavam era só sujeira.





Bom, fica a lição para que isso não aconteça novamente. Comandante não é Deus, é só uma pessoa que pode errar como qualquer outra, mas deve ter humildade para reconhecer seus erros.


Os vídeos que estão nesse post são de uma reportagem que a Globo fez sobre o acidente.


Mais detalhes sobre esse acidente estão no livro Caixa Preta e em diversos sites de aviação.

0 comentários:

Postar um comentário

About me

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada como comissária pela Escola Aerosul. Em breve voando se Deus quiser!!
 

Mulheres na Aviação Design by Insight © 2009