4 de ago. de 2010

Um pouco sobre Nuvens!!!

0 comentários
Pessoas, uma das partes mais chatas da matéria de Meteorologia é saber sobre as nuvens. São muitas para tentar decorar, cada uma com sua características...nesses próximos posts vou tentar explicar um pouco sobre cada uma, suas características, o que indica quando elas aparecem...

Vamos começar por uma nuvem que apesar de não cair na banca é muito bonita e interessante!!!


Nuvens Noctilucentes

Noctilucente significa "com brilho noturno". Pouco se sabe sobre essas nuvens, apenas que elas se formam tão alto que continuam a receber a luz do sol mesmo depois do entardecer. São visíveis com tons azuis ou prateados, às vezes alaranjado ou avermelhado.

São tênues cirrus formados entre 75 e 90 km de altitude, oito vezes mais alto que as outras nuvens mais altas, já no limite da mesosfera (uma das camadas superiores da atmosfera).

Ainda resta algumas dúvidas em relação a elas. Por exemplo: Como se formam em altitudes em que não há umidade? As suposições que existem é de que elas sejam formadas por finas poeiras cósmicas.


São raramente observadas no hemisfério norte, durante os meses de verão.

O número de nuvens noctilucentes sobre as regiões polares cresceu muito nas últimas décadas. Uma possível causa disso seria o aumento da concentração de gases estufa em altitudes elevadas.


Uma teoria que existe é que a atmosfera a 80 km acima da superfície está ficando mais fria devido a concentraçãode dióxido de carbono. O CO2 aquece a atmosfera perto da superfície da Terra, mas pode resfriar a atmosfera mais alta.

Outras possíveis causas incluem um aumento de vapor de água da atmosfera que pode causar um crescimento das emissões de gás metano.
Independente de como elas se formam não podemos negar que são lindas!!

About me

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada como comissária pela Escola Aerosul. Em breve voando se Deus quiser!!
 

Mulheres na Aviação Design by Insight © 2009