31 de mai. de 2010

Cresce o número de mulheres na aviação

0 comentários
Mulheres no comando!
Apesar de associarem normalmente as mulheres aos cargos de aeromoça ou comissárias de bordo, nosso papel no comando está aumentando. Segundo a ANAC já foram emitidas 793 licenças para mulheres, sendo que apenas 163 habilitações ainda estão válidas, ou seja, foram renovadas de acordo com a regulamentação. Entre essas licenças válidas, 51 são de piloto privado (PP), 65 de piloto comercial (PC) e 15 de linha aérea (PLA), sendo que este último é o mais alto da carreira na aviação civil, mas, mesmo assim, ainda temos muito espaço para conquistar pois representamos apenas 0,8% do total de licenças válidas em relação aos homens.


Na Azul Linhas Aéreas Brasileiras ocorreu um fato raro entre as companhias aéreas, três mulheres foram contratadas para o comando. Por enquanto elas são as únicas da companhia entre 135 homens, mas com isso abriram precedente para novas contratações.

Segundo Álvaro Neto (comandante e diretor de operações da Azul) as mulheres não tinham acesso a esse mercado até o final dos anos 80, mas as que tiverem interesse em seguir carreira na aviação dificilmente ficam desempregadas. Isso revela a competência das profissionais que se dispõem a investir em uma profissão de maioria masculina. Ainda segundo Neto existe um certo preconceito diante de mulheres pilotos, mas que é logo eliminado quando elas mostram seu valor.

Ou seja, meninas que serem seguir nessa carreira mas tem medo, esquece esse medo e vai...é um curos caro, um pouco demorado (se não tiver muito dinheiro para investir), mas que vale a pena. Falo por experiência própria, não tem nada melhor que voar...ainda mais se a gente ama o que faz...é necessário ter na família um apoio, se tiver namorado/marido que ele seja muito paciente, pois serão dias e noites em claro estudando, horas e mais horas em aeroclubes voando, sempre cercada de vários homens (o que sempre causa um certo ciúme), mas no fim de tudo podemos dizer que amamos o que fazemos....porque nada melhor do que trabalhar com algo que se ama....fica a dica....

O principal de tudo é nunca desistir do seu sonho, por mais louco que ele pareça!!!

About me

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada como comissária pela Escola Aerosul. Em breve voando se Deus quiser!!
 

Mulheres na Aviação Design by Insight © 2009