30 de abr. de 2010

Problemas de Porto Alegre

0 comentários
Neblina no Salgado Filho!!
Antigo problema sem solução!!

Mais um ano chega, mais um inverno e os problemas no Salgado Filho continuam os mesmos...neblina, aeroporto fechado, vôos atrasados e cancelados. Até quando isso vai durar? É um absurdo um aeroporto como o Salgado Filho em uma região onde sabemos que esse fenômeno meteorológico ocorre todos os anos não ter um sistema onde os aviões possam pousar com visibilidade baixa. Em alguns países os aviões podem pousar até com visibilidade zero. Resultado de tudo isso? Atrasos, cancelamentos, passageiros irritados, prejuízos e mais um monte de coisas que se eu fosse enumerar aqui esse post ficaria enorme....



Só para ter idéia do prejuízo, só hoje (30/04), segundo a Infraero, foram 8 pousos cancelados, estava previsto 11 pousos, e 7 decolagens canceladas. O aeroporto estava com a operação de pousos cancelada desde as 5:30 e só foi normalizado as 11:10 e fechado para decolagens desde as 7:45 abrindo novamente só as 9:13. Ainda segundo a Infraero dos 107 vôos programados até as 14:00, 25 foram cancelados e 40 sofreram atrasos.



Desde janeiro de 1997, quando iniciaram as obras de modernização estão prometendo a instalação do ILS2 que permite operações com até 30 metros de teto, mas enquanto isso não acontece temos que nos virar com o ILS1 que só opera com teto de 60 metros. Uma das explicações é que para operar o ILS2 a pista deve ter no mínimo 3,200 metros de extensão e a do Salgado Filho tem apenas 2,280 metros de comprimento. A pista só não foi aumentada ainda devido à vila Dique que construíram suas casas próximas a cabeceira e a lateral da pista.



Depois disso tudo fica a expectativa de que isso mude, pois 40 vôos atrasados é prejuízo para todo mundo...não só para as companhias aéreas....mas principalmente para os passageiros que tem que esperar para saber se seu vôo vai sair ou não, compromissos atrasados e desgaste da tripulação que tem que esperar a abertura do aeroporto.

27 de abr. de 2010

Novo avião C-295 - Pilotado por uma mulher!!

0 comentários
Avião em serviço da Base de Lajes, Açores!!


Esse é o novo avião EADS CASA C-295 da Força Aérea Portuguesa que está na Base da Lajes e vai cumprir missões sanitárias em duras condições climáticas dos Açores. O mais impressionante é que quem está nos comandos é uma mulher, a major Diná Azevedo (na foto abaixo próxima ao avião).



A major Diná Azevedo (38 anos) conta que nunca quis seguir essa profissão, mas acabou na aviação por acaso quando leu um folheto com a publicidade da Força Aérea Portuguesa. Conta que foi no Instituto Técnico para ver os cursos disponíveis e viu um folheto de publicidade da força aérea convocando mulheres para a carreira de piloto aviador, o que a seduziu e fez com que chegasse aonde está hoje.

Ainda menciona que pensava em fazer Engenharia Aeronáutica mas decidiu por ser piloto por ser a primeira vez que a Força Aérea Portuguesa admitia mulheres, o que pareceu um desafio exctante para ela.

Diná Azevedo já está nessa profissão a cerca de duas décadas como profissional e já voou os aviões Aviocar e os E-3A e agora comanda os novos C-295 recentemente adquiridos por Portugal.

"É uma Aeronave diferente das anteriores pois possui equipamentos e tecnologia que se assemelha em muito aos da aviação cívil, tem equipamentos específicos que fazem a diferença em termos militares."

O novo avião é um bimotor turbo hélice, que pode transportar 9250 quilos de carga diversa, veículos ligeiros e pode também transportar 24 macas montadas para o transporte de feridos ou doentes.

Ele possui autonomia de voo que lhe garante as condições necessárias para operar em missões de busca, salvamento e transporte sanitário nos Açores.

Após duas decadas voando a comandante afirma que não está arrependida da opção que tomou considerando que "as experiencias tem sido sempre positivas, apesar de viver num mundo majoritariamente masculino".

*******************************************************************************

Mais uma vez as mulheres mostram do que são capazes quando decidem que querem algo na sua vida, independente do que seja. Para todas as mulheres que sonham em pilotar fica o exemplo...como eu já disse uma vez....O CÉU É O LIMITE!!!

About me

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada como comissária pela Escola Aerosul. Em breve voando se Deus quiser!!
 

Mulheres na Aviação Design by Insight © 2009