16 de abr. de 2010

Mais da série vida de piloto!!

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Mais uma verdade sobre essa vida maravilhosa e cheia de surpresas!!!

15 de abr. de 2010

Prova de meteorologia!!

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Pois é pessoas...hoje tenho prova de meteorologia no curso...que nervoso...hahaha....

Vou colocar aqui alguns tópicos importantes que vão cair na minha prova e provavelmente na banca da Anac...serve para ajudar quem está fazendo o curso, ou para quem já fez, serve para relembrar os bons tempos do curso....qualquer comentário que possa ajudar fiquem a vontade!!


Camadas da atmosfera!
Troposfera: É a camada onde se voa, possui gradiente térmico positivo (a temperatura diminui com a altitude), é a camada mais baixa da atmosfera onde ocorre quase todos os fenômenos meteorologicos. Sua alturta varia de acordo com a zona: Pólos: 7 a 9km, temperadas: 13 a 15km e tropicais: 17 a 19km.

Tropopausa: Não tem variação de temperatura (-56,5°c), isotermia é sinônimo de estabilidade (não há movimentos verticais do ar).

Estratosfera ou Ozonosfera: Gradiente térmico negativo (temperatura aumenta com a altitude), ar estável, onde se inicia a difusão da luz solar dando inicio a luminosidade do dia (céu azul), absorve os raios ultra violetas através da camada de ozônio, aviões a jato voam nela.

Ionosfera: Íons eletrificados, elevada temperatura, reflete as ondas de rádio.

Exosfera: Última camada, limite pouco definido, poucos gases, altura entre 700 e 1000km.

Inversão de temperatura!

Temperatura aumenta com a altitude. Forma nevoeiros, névoas e nuvens baixas quando ocorre próximo ao solo.
Radiação!

Raios solares que atingem a superfície terrestre (42%). Transferência de calor por ondas eletromagnéticas.

- Radiação Solar: Aquecimento da Terra durante o dia. Dos 100% de radiação que a Terra recebe apenas 42% atinge a superfície terrestre. Insolação aquece a Terra

- Radiação Terrestre: Ocorre a noite. Dos 42% que a Terra recebe durante o dia fica retido apenas 2%.

Condução!
Transferência de calor molécula a molécula.

Convecção!
Transferência por movimentos verticais. Ar quente (+leve -denso) sobe e o ar frio (+pesado + denso) desce. Correntes ascendentes e descendentes.

É MÁXIMA: nas tardes de verão sobre o continente.
nas noites de inverno sobre o mar.

Advecção!
Movimentos horizontais do ar, através dos ventos dos ventos, frentes frias, quentes e oclusas. O ar se desloca na horizontal da maior pressão para a menor pressão.
Insolação!
Quantidade de energia solar que atinge a Terra após passar pelos efeitos de absorção, difusão e reflexão.
Albedo!
É a força refletida total pela Terra. Sinônimo de refletividade. Quanto + branco, + polido e + liso for uma superfície maior será seu Albedo. O albedo médio da Terra é de 35%.
Umidade Relativa!
É inversamente proporcional a temperatura do ar!! (Gravem isso!!)
Seco: 0%
Úmido: Entre 00,1% e 99,9%
Saturado: 100%
Umidade Absoluta!
Aumenta com o aumento da temperatura!! (Importante!!)
Seco: 0%
Úmido: Entre 00,1% e 3,99%
Saturado: 4%

SISTEMAS DE PRESSÃO!!

Abertos:

Colo: Região bárica que tem duas pressões altas e duas baixas, ocorrendo simultaneamente convergência e divergência do ar. Ventos fracos e variáveis.

Cavado: Sistema aberto de baixa pressão. As linhas de instabilidade, tormentas e frentes estão sempre localizadas em cavados. (Tempo ruim, nuvens cumuliformes).

Crista ou cunha: Sistema aberto de alta pressão. Tempo bom, oposto do cavado.

Fechados:

Ciclone: Sistema de baixa pressão em seu centro, com valores aumentando para a periferia. Apresentam uma circulação horária (NESO) e convergente no HS e anti-horária (NOSE) convergente no HN. Tempo ruim, nuvens cumuliformes, chuvas fortes, ciclones.

Anti-ciclone: Apresentam pressões mais elevadas em seu centro, com valores diminuindo para a sua periferia. Apresentam circulação anti-horária (NOSE) e divergente no HS e horária (NESO) e divergente no HN. Tempo bom, com pouca nebulosidade, nuvens stratiformes, ar seco.

Espero que tenha ajudado um pouco....agora é só esperar o resultado da prova....

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Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada como comissária pela Escola Aerosul. Em breve voando se Deus quiser!!
 

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