16 de mar. de 2010

Sobre o blog

0 comentários
Oi pessoal...esse blog é feito para todos que, assim como eu, amam voar ou apenas gostam desse assunto...claro que vamos falar sobre vários outros assuntos, não somente sobre aviação...
Quem tiver algo interessante para compartilhar é só deixar um comentário...
Vou tentar manter o blog sempre atualizado....mas vida de futuro piloto é bem corrida...
Espero que gostem do blog!!!

15 de mar. de 2010

Mulheres na aviação - o início!!

1 comentários
A aviação sempre foi um reduto do sexo masculino. Até que essas destemidas mulheres resolveram superar todos os preconceitos e provar que aviação também pode ser assunto feminino.

Amy Johnson, em 1930 tornou-se a 1ª mulher a voar sozinha entre a Inglaterra e a Austrália. Durante seu curso de aviação, seu instrutor disse que ela só seria levada a sério na profissão se fizesse algo notável.
(Amy Johnson)
Amélia Earhart, em 1932 foi a 1ª mulher a fazer um vôo solo transatlântico. Ela voou do Canadá à Inglaterra em 15h18min. Três anos depois ela também voou solo pela 1ª vez entre os EUA e o Havaí. Em 1937 desaperecu no Oceano Pacífico na tentativa de ser a 1ª mulher a dar a volta ao Mundo em um avião.
(Amélia Earhart)

A primeira brasileira a trabalhar como aviadora foi Anésia Pinheiro Machado (1902 - 1999). Mas em relação a isso há dúvidas pois segundo a Filial Brasileira da International Organization of Women Pilots a pioneira da aviação no Brasil é a Tereza Auriol. As duas eram contemporâneas, colegas da mesma escola e tiveram o mesmo instrutor, com quem Tereza se casou.

(Anésia Pinheiro Machado)

Jacqueline Auriol, em 1951 com 34 anos foi a 1ª a trabalhar como piloto de provas. Em 1953 rompeu a barreira do som e em 1963 chegou a alcançar a velocidade de 2038km/h a bordo de um caça Mirage. Faleceu em 2000, aos 82 anos.

Hoje já está aumentando o número de mulheres que escolhem a aviação como profissão ou lazer. Vale lembrar que o número de homens ainda é maior, e que essa profissão ainda é vista como masculina, mas as mulheres aos poucos estão ocupando seu espaço, provando que a aviação também é coisa de mulher.
Há ainda quem diga que aviação não é coisa para mulher, mas essas pioneiras na aviação provaram que podemos chegar lá. Não é um caminho fácil, mas com esforço e dedicação chegaremos lá!

O CÉU É O LIMITE!!!!!

About me

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada como comissária pela Escola Aerosul. Em breve voando se Deus quiser!!
 

Mulheres na Aviação Design by Insight © 2009